Na última segunda-feira, dia 03/10/2011, os alunos do 2º ao 5º ano do CEMSMA participaram de um passeio cultural, promovido pela escola, com o propósito de ampliar os conhecimentos de forma prática através de riquezas que a cidade possui.
AEROPORTO SENADOR NILO COELHO
Petrolina é o segundo portão de entrada por via aérea do Estado de Pernambuco. O Aeroporto possui a segunda maior pista de pouso e decolagem do Nordeste – 3.250 metros de extensão – apta a receber grandes aviões cargueiros e de passageiros com capacidade de até 110 toneladas e pátio de aeronaves com cinco posições de estacionamento. Está localizado na BR-235, km 11 - Petrolina-PE, com distância de 10 km do centro da cidade.
Há um terminal de passageiros totalmente climatizado, com equipamentos de segurança e de informação aos viajantes, tendo sido concebido dentro do conceito de Aeroshopping, abrigando 19 pontos comerciais. O aeroporto tem lanchonetes, restaurante, lojas de artesanato e de produtos regionais, locadoras de veículos e terminal de saque eletrônico.
Terminal visto da pista do Aeroporto |
Vista interna do Aeroporto |
CENTRO DE ARTE E CULTURA ANA DAS CARRANCAS
Ana das Carrancas nasceu no dia 18 de fevereiro de 1923 na localidade Santa Filomena no município pernambucano de Ouricuri. Filha de uma louçeira e de um agricultor, começou a trabalhar aos sete anos de idade, ajudando a mãe a fazer potes e panelas de barro para vender na feira. Foi a partir daí que ela foi “pegando gosto” pelo barro. Da cerâmica utilitária, passou a produzir também pecinhas figurativas; eram bois, cavalos e santos de lapinha. Ana se casou aos 22 anos de idade com um pedreiro, mas ficou viúva muito cedo; com ele teve duas filhas: Maria da Cruz e Ângela. Depois de pouco mais de um ano da morte do primeiro marido, casou-se com o piauiense José Vicente de Barros, com o qual permaneceu casada até sua morte. Ana das Carrancas faleceu no dia 01 de outubro de 2008 em Petrolina-PE.
Parte de sua obra está abrigada no Centro de Artes Ana das Carrancas, inaugurado no ano 2000 em Petrolina. O centro também conta com um memorial composto por fotos, recortes de jornal, medalhas e troféus conquistados pela artesã. Suas filhas Maria da Cruz e Ângela Lima são as responsáveis pela administração do Centro. Elas também são ceramistas e, com a morte da mãe, dão continuidade à produção das carrancas no mesmo estilo das produzidas por Ana.
Ana das Carrancas trabalhando. Reproduçao fotográfica blog Centro de Cultura Ana das Carrancas. |
Filha de Ana das Carrancas |
PARQUE MUNICIPAL JOSEPHA COELHO
O parque municipal Josepha Coelho é um ponto de lazer de Petrolina-PE. Possui parque infantil, quadra de esportes, tenda de eventos, pista de cooper, gramado amplo e bem arborizado.
Está localizado a 1km do centro de Petrolina e próximo ao SESI - Serviço Social da Indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário